Você teve queda de cabelo na menopausa?

By | 30 de julho de 2018

Você acaba de entra na menopausa e começa a perceber que boa parte seu cabelo está caindo. Como e por que isso acontece?

Essa situação, por mais desagradável que seja, é normal. Isso é devido as mudanças hormonais que estão acontecendo no seu corpo que afeta a quantidade de fios e a manutenção da hidratação deles. Quando se entra na menopausa o corpo feminino começa a receber mais hormônios masculinos andrógenos e a perder o estrogênio, que é o hormônio feminino que ajuda no cuidado de cabelos e unhas. A falta de melanina no corpo faz os cabelos ficarem brancos.

Nessa nova fase da vida é preciso escolher os cosméticos certos e específicos para a necessidade do tratamento nos cabelos desse novo momento. O cabelo fica mais ralo e podem aparecer falhas, essas características são hereditárias.

Fios mais finos

Nesse período os fios de cabelo parecem mais finos, por causa do volume dos cabelos deixando-os mais vulneráveis. Existem produtos que ajudam a criar volume e maior resistência sem os cabelos ficarem pesados. Mas, geralmente possui um efeito é temporário e eles dificilmente causam irritação ou reação alérgica. Os cosméticos em forma de spray são os mais fáceis de encontrar, mas, também, existem géis e cremes.

Ressecamento

A hidratação natural do cabelo diminui. A maior parte dos produtos para cabelo não são destinados para mulheres que estão nessa fase da vida. Para cuidar do ressecamento é preciso buscar os produtos que atendam suas necessidades de cuidado antienvelhecimento.

Para hidratar os produtos com base de silicone são os ideais diminuindo a aparência da falta de cabelo

Brilho

O brilho do cabelo diminui no decorrer da menopausa. Deve-se fazer hidratações com produtos cosméticos de silicone, sprays e óleos. O ideal é aplicar esses produtos após lavar os cabelos.

Tinturas

Geralmente é na menopausa que ocorre o embranquecimento dos fios e a maioria das mulheres decidem pintar os cabelos. É preciso ser cuidadoso, pois a química deixa os fios mais frágeis.

Antes de usar qualquer produto químico é preciso hidrata-los para que não haja muito ressecamento. O melhor, para isso, é usar tonalizantes, por serem facilmente mais aceitos pelos fios e esconderem a descoloração de forma mais eficiente.

Fatores que influenciam a menopausa

Muitas das mudanças com a menopausa podem vir de fatores genéticos ou algum tipo de doença como problemas na tiroide, anemia, doenças crônicas ou quimioterapia, ansiedade, depressão, stress, acontecimentos que podem ter sidos traumáticos, problemas alimentares e falta de exercícios físicos.

Atenuando os sintomas

A reposição hormonal com medicamentos melhora os sintomas no cabelo e pele e, também, o consumo de alimentos com ácidos graxos ômega-3, vitamina D, proteínas, zinco, ferro, vitamina B12, biotina, vitamina A, betacaroteno, vitamina C e ácido fólico.

Para um cabelo mais forte né bom consumir carnes magras, frango, fígado, peixe, legumes, feijão, abacate, cebolas, ovos, iogurtes, cereais integrais, nozes, sementes, soja, azeite.

Beber muita água e fazer exercícios físicos de forma regular é fundamental para a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *