7 Alimentos para queda de cabelo

By | 19 de julho de 2018

Você já sofreu com queda de cabelo? Esse problema é, na realidade, mais comum e frequente do que aparenta. Para além do tabu da calvície, o cabelo precisa receber uma série de nutrientes provindos da alimentação para manter o seu aspecto brilhoso e inteiriço, evitando a queda. Alguns desses nutrientes, por exemplo, são as proteínas, as vitaminas e os sais minerais. Dietas pobres nesses nutrientes podem estimular a queda precoce do cabelo.

Por isso, para evitar maiores danos ao cabelo e assegurar a este um aspecto mais saudável, listamos neste texto 7 alimentos ricos nos nutrientes necessários para a preservação capilar.

Agrião

Esse alimento é rico em um mineral muito importante para a saúde capilar: o MSM, que é a forma biodisponível do enxofre. Além de desempenhar relevante função na produção de queratina, o agrião tem ainda ação anti-inflamatória, o que ajuda no combate à caspa. A quantidade diária ideal para consumo do agrião é de 1 xícara de chá por dia.

Iogurte magro

O iogurte magro contém grande quantidade de aminoácidos, que contribuem para o fortalecimento da fibra capilar. Além disso, o alimento também é rico em vitaminas do complexo B. Contudo, o principal benefício advindo do consumo desse alimento é sem dúvida o depósito da queratina no fio, dando a este um aspecto mais resistente. O consumo diário indicado é de 1 copo de 200 ml.

Laranja

A parte branca da laranja que envolve os gomos, conhecida como pectina, é rica em fibras que auxiliam no processo de limpeza de toxinas no corpo, as quais podem levar, em quantidades acumuladas, à maior oleosidade do cabelo e ao aparecimento de caspa. Recomenda-se o consumo de 1 unidade por dia.

Salmão

O salmão é uma boa opção de proteína magra. Além das fibras de boa qualidade, o salmão contém significativos depósitos de ácido graxo ômega 3 e selênio, os quais, em conjunto, produzem ação anti-inflamatória, protegem o couro cabeludo contra radiação ultravioleta provinda da luz solar e melhoram a circulação de nutrientes pelo bulbo capilar. A ingestão de salmão é ideal quando inclui 1 filé de tamanho médio pelo menos 3 vezes durante a semana.

Espinafre

O espinafre traz benefícios aos folículos capilares por conta de suas reservas altas de ferro e clorofila. Esses 2 nutrientes ajudam na nutrição das fibras capilares e combatem o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo, além de fortalecerem a raiz e equilibrar o processo de crescimento dos fios. Recomenda-se a ingestão de 1 prato de sobremesa por dia.

Frutos do mar

Frutos do mar são alimentos com ricas reservas de minerais como magnésio, que desempenham função essencial na formação das proteínas dos fios de cabelo. Além disso, como já mencionado no item “salmão”, esses alimentos contém fibras saudáveis que ajudam na conservação do aspecto capilar.

Arroz, feijão e lentilhas

Esses alimentos contêm grande quantidade de aminoácidos que, quando combinados, dão origem a importantes proteínas como colágeno e queratina, essenciais no processo de fortalecimento dos cabelos e na proteção contra a queda dos fios.

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